.
SOBRE OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO (livres) DA FUNCEC - Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNDAÇÃO CLEBERSON EDUARDO DA COSTA).
Objetivo
O programa de pós-graduação em Educação e Filosofia (PROPEF) da FUNCEC - PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO (Fundação Cleberson Eduardo da Costa) tem como principal objetivo oferecer ao seu corpo discente uma formação voltada para o desenvolvimento humano, para o aperfeiçoamento profissional, para o aconselhamento filosófico existencial-humanista (pedagofilosofia), para o envolvimento em projetos de pesquisas, para a realização de palestras, conferências, para a docência e para a realização de atividades educacionais e/ou filosóficas diversas.
Público-Alvo e Pré-Requisito
Para o curso de mestrado, portadores de diploma de Bacharelado ou Licenciatura em Filosofia ou Pedagogia, assim como portadores de outros diplomas de cursos superiores, outorgados por instituições de ensino superior e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.
Para o curso de doutorado, portadores de diploma de mestrado em filosofia ou educação, assim como portadores de outros diplomas de mestrado, livres ou não, outorgados por instituições de ensino superior ou não.
Número de vagas
Anualmente o programa de pós-graduação em Educação e Filosofia (livre) da Fundação Cleberson Eduardo da Costa abre 20 vagas (para cada curso de mestrado ou doutorado relativos às específicas linhas de estudo e/ou pesquisa).
As vagas e os cursos encontram-se distribuídos de acordo com a disponibilidade de orientação dos professores-pesquisadores do Programa, uma vez que, na qualidade de associados, são também professores renomados de programas de pós-graduação de diversas universidades públicas e privadas do Brasil e do Exterior.
Documentação
I
a) Cópia (frente e verso do Diploma de Graduação ou de Mestrado).
b) Curriculum Lattes (gerado na página da CNPq e impresso em 1 via. Não serão aceitos outros formatos de currículo).
c) Projeto de dissertação (1 cópia impressa). O projeto deverá conter: 1) Título; 2) Objetivo; 3) Justificativa; 4) Delimitação do Problema; 5) Metodologia; 6) Plano do Trabalho; 7) Referências Bibliográficas. As especificações do Projeto são as seguintes: máximo de 15 (quinze) páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas 1,5 e margens 2,5 (superior e inferior) e 3,0 (esquerda e direita) em papel A4. Obs. Antes de realizar a inscrição o candidato deverá enviar para o e-mail clebersonuerj@gmail.com uma versão em pdf do projeto de pesquisa e do curriculum lattes. Os arquivos devem ter o nome do candidato.
d) 2 fotografias 3 x 4 recentes.
e) Cópia do CPF e da cédula de identidade (para efeito de inscrição, a carteira de habilitação DETRAN não substitui a cédula de identidade por não registrar a data de expedição da referida cédula).
f) Histórico escolar da graduação.
II
A) Aos candidatos estrangeiros será exigida prova de proficiência em língua portuguesa para poderem iniciar o curso.
B) Candidatos estrangeiros deverão apresentar original e cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil; e original e cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível. Candidatos brasileiros com diploma de graduação plena emitido no exterior deverão apresentar original e cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil – dispensa-se tradução para os idiomas inglês, francês ou espanhol.
C) As inscrições dos candidatos somente serão confirmada após a verificação da entrega de toda a documentação requerida.
D) Os candidatos aprovados que não apresentarem toda a documentação exigida, mesmo tendo pago a taxa de inscrição, não poderão participar dos cursos e terão o valor devolvido, descontadas as taxas, caso tenha-se realizado o pagamento por meio de boleto ou cartão.
O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Filosofia (PROPEF), Área de Concentração em Filosofia do conhecimento e Pedagofilosofia Clínica, estrutura-se em torno de cinco (5) Linhas de Pesquisa, a saber:
1. Filosofia do Conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica; 2. Ética e Filosofia Política da educação;
3. Ética e Pedagofilosofia da Inclusão Socioeconômica;
4. Estética e Filosofia da Arte-educação;
5. Filosofia Antropológica da educação.
Local do curso
A distância (ou espaço virtual de aprendizagem).
Duração
Mínimo 18 meses (Mestrado). Máximo: 24 meses (Mestrado).
Mínimo 24 meses (Doutorado). Máximo 48 meses (Doutorado).
CERTIFICAÇÃO/BENEFÍCIOS
1- OS ALUNOS APROVADOS NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO LIVRE DA FUNCEC – PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO (FUNDAÇÃO CLEBERSON EDUARDO DA COSTA), ou seja, que tiverem as suas dissertações ou teses aprovadas pela comissão, receberão o certificado de conclusão e também o histórico de todas as disciplinas cursadas.
2- Os melhores trabalhos acadêmicos receberão convite para serem publicados por um dos diversos selos editoriais da FUNCEC – PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, na coleção chamada Filósofos do Nosso Tempo.
3- Os melhores alunos de cada curso, aqueles que demonstrarem elevada aptidão em suas áreas de estudos e/ou pesquisas, serão convidados a fazerem parte do corpo de pesquisadores da Fundação Cleberson Eduardo da Costa, assim como também receberão carta de RECOMENDAÇÃO para exercerem atividades de docência, pesquisa e afins em universidades e faculdades parceiras no Brasil ou no exterior.
4- Os (opcionais) certificados, declarações etc. não são gratuitos. Exitem taxas de manutenção. Favor consultar.
NOSSOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO (LIVRES)
01 – CURSO DE MESTRADO OU DOUTORADO EM FILOSOFIA DO CONHECIMENTO (epistemologia) E PEDAGOFILOSOFIA CLÍNICA (Psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista).
Objetivo
Formar filósofos do Conhecimento e Pedagofilósofos Clínicos para atuarem nas áreas de desenvolvimento humano, educação, ética, filosofia prática, aconselhamento filosófico, terapias existenciais, desenvolvimento de grupos de alta performance, prosperidade, inclusão social, qualidade de vida e saúde.
Público alvo
Pedagogos, filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, psicanalistas e demais graduados nas áreas de ciências humanas.
GRADE CURRICULAR
· Filosofia Antiga.
· Filosofia Medieval.
· Filosofia moderna.
· Filosofia contemporânea.
· Filosofia existencial-humanista e fenomenológica.
• Psicopatologia Psicanalítica clássica X Psicanálise existencial.
• Metodologia e Pesquisas Aplicadas.
• Psicanálise Existencial e Educação.
• Terapia Psicanalítica existencial e Família.
• Psicoterapia existencial de Grupo e Mal Estar na Sociedade.
• Psicanálise existencial, Ciência e Interdisciplinaridade.
• Psicanálise existencial, Arte e Literatura.
• Psicopatologia e Prática Psicanalítica existencial.
• Aconselhamento filosófico, Terapia Psicanalítica existencial e Qualidade de Vida.
• Educação e Formação Humana em Filosofia existencial.
• Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.
• Psicanálise existencial,Antropologia e Saúde.
• Metodologia do Ensino Superior.
• Seminários e Preparação da Tese.
• Tópicos Específicos em Psicanálise existencial e Estruturas Clínicas da personalidade.
• Psicanálise existencial, Ética e Filosofia.
LINHAS DE PESQUISAS
• Filosofia, Psicanálise existencial e Educação.
• Filosofia, Teoria psicanalítica existencial, Educação e Saúde mental.
CARGA HORÁRIA
1.080 horas aula.
ÁREAS BÁSICA
Filosofia, sociologia, educação e Saúde.
ÁREAS
• Filosofia, educação terapia psicanalítica existencial
• Filosofia, psicanálise e saúde Mental
NÍVEL DO CURSO
*Mestrado e Doutorado profissional/Institucional na Modalidade Livre. Amparado nos termos do art.3º da Portaria CNE/CES nº 80, de 16/12/1998; Resolução CNE/CES nº 24, de 18/12/2002; art.6º da Portaria Normativa MEC, nº 07, de 22/06/2009, Parecer CNE/CES nº 238, de 07/08/2009, Portaria Normativa MEC nº 17, de 28/12/2009.
02- CURSO DE MESTRADO OU DOUTORADO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE
O curso visa desenvolver a alta performance de profissionais ligados à educação.
GRADE CURRICULAR
- História da Filosofia.
- Filosofia do Conhecimento e Ensino-aprendizagem.
- Temas Transversais e Multidisciplinaridade.
- Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos.
- Filosofia Social e Educação Inclusiva.
- Educação e Formação para Cidadania.
- Educação, Antropologia filosófica e Diversidade Cultural.
- Avaliação das Diversas Formas de Aprendizagens.
- Psicologia da Educação.
- Tecnologias educacionais.
- Sociologia da educação.
- Metodologia e Pesquisas Aplicadas.
- Seminários e Preparação da Dissertação.
- Políticas Públicas e Educação.
- Gestão Educacional.
- Avaliação Institucional e Planejamento e Gestão dos Diversos Saberes.
PÚBLICO-ALVO
Graduados em qualquer curso superior.
• Ensino-Aprendizagem.
• Tópicos Específicos de Educação.
• Educação em Periferias Urbanas.
• Filosofia, Educação e Aspectos sociais.
CARGA HORÁRIA
1.240 horas aula.
24 Meses mínimo e 30 meses máximo.
ÁREAS BÁSICAS
Filosofia e filosofia da Educação
NÍVEL DO CURSO
*Mestrado e Doutorado Profissionalizante na Modalidade Livre. Amparado nos termos do art.3º da Portaria CNE/CES nº 80, de 16/12/1998; Resolução CNE/CES nº 24, de 18/12/2002; art.6º da Portaria Normativa MEC, nº 07, de 22/06/2009, Parecer CNE/CES nº 238, de 07/08/2009, Portaria Normativa MEC nº 17, de 28/12/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário